Rússia aplica coima à Google por não remover vídeos do Youtube
A Rússia encontra-se a aplicar mais sanções contra empresas norte-americanas, e agora o foco parece ser a plataforma de partilha de vídeos da Google. O YouTube acaba de ser multado pelas autoridades Russas em três milhões de rublos (cerca de 29.000 euros) por não remover conteúdos alegadamente falsos sobre a guerra com a Ucrânia.
O tribunal russo considerou que a plataforma de vídeos da Google não terá tomado medidas contra vídeos que estariam a ser partilhados na plataforma, e que forneciam informações “incorretas” sobre o conflito entre a Rússia e Ucrânia.
De relembrar que a Rússia não considera encontrar-se em guerra com a Ucrânia, mas sim numa “operação militar especial”. Desconhece-se os conteúdos dos vídeos citados pelas autoridades russas, mas possivelmente seriam os que indicam a mesma como sendo uma guerra iniciada pela Rússia.
Foi ainda aplicada a coima por a Google não remover vídeos que indicavam como menores poderiam entrar em instalações que estariam fora dos limites para os mesmos, embora não tenham sido deixados detalhes de que instalações estariam a ser referidas.
De notar que, apesar da coima, esta não terá impacto para a Google, uma vez que a empresa deixou de realizar negócios na Rússia desde o ano passado, e como tal, será improvável que a coima seja efetivamente aplicada.