98% dos professores preocupados em como ChatGPT pode ser usado para copiar
Não existe como negar que o ChatGPT veio para ficar, mas com isto surgem também algumas questões sobre a forma como os conteúdos criados pela IA são usados, nos mais diferentes meios. Um deles é no meio escolar, onde existem cada vez mais alunos que usam a ferramenta para enganar os professores.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Age of Learning, existe uma crescente onda de professores preocupados pela forma como os alunos podem usar o ChatGPT para copiarem em exames ou nos trabalhos realizados.
Dos professores entrevistados, 98% afirmam ter preocupações na forma como os alunos podem usar o ChatGPT para copiarem nos trabalhos escolares. No entanto, os professores também indicam que existem vantagens em usar a tecnologia, sobretudo para quem pretenda seguir caminhos de conhecimento tecnológico.
Ao mesmo tempo, 57% consideram o ChatGPT bastante útil para alunos com necessidades especiais, onde a ferramenta pode ajudar a criar os conteúdos mais rapidamente e auxiliar com alguns dos problemas de acessibilidade que existem no dia a dia escolar.
Existem ainda educadores que apoiam o uso do ChatGPT em certos ambientes, como os de homeschooling, com 44% dos professores a lecionarem neste formato a usarem ativamente a ferramenta.