AMD pode não lançar placas gráficas de topo em 2024
A AMD pode estar a preparar-se para alterar a estratégia de lançamento de placas gráficas para o próximo ano, sendo que pode deixar de lado a revelação de placas de topo.
De acordo com os rumores mais recentes, a AMD estaria a planear não lançar modelos de placas gráfica de topo em 2024, com vista a focar-se apenas nos chips para IA. A ideia teria surgido depois da empresa analisar o mercado, e ter verificado que ainda existe uma certa falta de componentes para a produção de stock suficiente de certos modelos de placas gráficas mais poderosas.
Com isto em mente, a AMD pretende focar-se apenas para o mercado dos supercomputadores e sistemas com foco em Inteligência Artificial. Devido a isso, a empresa pode vir a sacrificar alguns lançamentos de placas gráficas focadas para jogos.
Ou seja, a empresa pode deixar de lado a chegada das placas Radeon RX 8900 e a Radeon RX 8800 — baseadas em RDNA 4. A empresa iria apenas lançar placas de gamas intermédias e de entrada, que normalmente não possuem o mesmo impacto que as placas de topo.
Ao mesmo tempo, isto abriria a possibilidade da NVIDIA ter algumas revelações para o mercado, o que poderia dar algumas vantagens para a empresa na área. Ainda assim, esta ideia da AMD poderia ter impacto nas receitas finais da empresa originárias do mercado dos videojogos, que a mesma pretende superar com as receitas que seriam criadas do setor dos supercomputadores e IA.