Apple tem uma forma de combater produtos contrafeitos do iPhone 15
A Apple possui alguns dos produtos mais contrafeitos no mercado. Sempre que uma nova geração do iPhone surge no mercado, rapidamente existe quem esteja a tentar copiar o mesmo – por vezes para tentar enganar as vítimas que procuram uma alternativa mais barata.
No entanto, existe agora uma nova medida de segurança contra isso, e integrada diretamente pela Apple nas caixas dos novos dispositivos.
De acordo com o portal 9to5Mac, as caixas oficiais da Apple sobre os novos iPhone 15 passam agora a contar com um novo “selo de verificação”, que apenas é visível sobre luz ultravioleta. Este selo garante que a caixa e o dispositivo são oficiais da Apple.
Além do logo da Apple, encontra-se ainda disponível um código QR. De momento ainda se desconhece a utilidade do código QR, mas pode vir a ser uma forma da Apple validar a autenticidade dos dispositivos usando ferramentas próprias da empresa.
Esta é uma forma de combater os produtos contrafeitos no mercado. Mas certamente que será algo que, quem produz estes produtos, também deve encontrar-se a ter em conta. A principal preocupação encontra-se em quem compra produtos da Apple a partir de mercados “externos”, como em segunda mão ou de revendedores individuais.
Uma das formas de validar a autenticidade do dispositivo passa por analisar o número de série do mesmo, que pode rapidamente ser verificado no site da Apple para se verificar se está bloqueado, se é de um produto legitimo ou não.