Atualização de algoritmo da Google foca-se em conteúdos criados via IA face a originais

Atualização de algoritmo da Google foca-se em conteúdos criados via IA face a originais

No início do mês, a Google atualizou alguns dos seus algoritmos, de forma a que o motor de pesquisa tenha mais em foco apresentar resultados que sejam originais e que ajudem os utilizadores finais. No entanto, esta atualização veio também com a sua onda de críticas, sendo que agora existem relatos de que a atualização pode estar a focar-se em bastantes conteúdos que são criados por IA – e consequentemente, de relativa baixa qualidade.

De acordo com o portal Business Insider, vários especialistas e criadores de conteúdos criticam que, com a recente atualização do Google sobre o seu algoritmo de pesquisa, conteúdos criados com Inteligência Artificial começaram subitamente a ganhar mais destaque nos resultados de pesquisa.

Numa altura em que conteúdos criados via IA estão cada vez mais avançados, a atualização da Google parece ter começado a dar destaque para os mesmos, invés de apostar naquilo que a empresa considera como “original”.

Num dos exemplos apontados pelo portal, um criador de conteúdos indica que os resultados de pesquisa da Google, depois da recente atualização começaram a dar menos relevância a um artigo longo, bem estruturado, com imagens e investigação, comparativamente a um artigo de “500 palavras que foi escrito rapidamente por IA”.

De relembrar que a Google atualiza regularmente os seus algoritmos, de forma a evitar que os conteúdos dos resultados de pesquisa sejam manipulados. Apesar de não se conhecerem inteiramente os detalhes das atualizações, quando estas ocorrem verificam-se algumas mudanças na forma como os conteúdos são recomendados para os utilizadores durante as pesquisas.