Google afirma que links não são “relevantes” para o ranking de sites
Qualquer webmaster pretende que os seus websites estejam bem classificados no Google, surgindo nas primeiras linhas de pesquisa para determinados termos. Existem vários fatores que influenciam isso, e até alguns anos, um deles era a quantidade de links que existiam para um determinado site.
Em tempos, os algoritmos da Google consideravam que os links que existiam para um site eram representativos da qualidade e importância do mesmo, e portanto, davam mais relevância para esse conteúdo nas pesquisas.
No entanto, a tendência da internet tem vindo a mudar, e durante o evento PubCon, Gary Illyes, da equipa da Pesquisa da Google, afirmou que o número de links não se encontra no “top 3” das tendências para relevância de um site faz bastante tempo.
De acordo com a entrevista citada pelo portal Search Engine Land, o engenheiro afirma que a Google deixou de considerar faz algum tempo a quantidade de links que um site recebe como um fator importante para classificar o mesmo.
Isto nem sempre foi assim. Nos primeiros anos da Google, os backlinks tinham certamente importância, e eram um dos principais fatores de referência. Mas com o passar dos anos, a tendência começou a cair, e atualmente essa não parece ser uma área de interesse para demonstrar se um site é relevante ou não.