Google agora permite que sites bloqueiem bots para treino do Bard

Google agora permite que sites bloqueiem bots para treino do Bard

Se possui um website, possivelmente pretende também o controlo sobre se a informação presente no mesmo deve ser usada para treino de modelos de Inteligência Artificial ou não. E agora, pelo menos no caso da Google, existe a possibilidade disso.

A Google confirmou que vai permitir aos administradores de websites na internet evitarem que o Bard possa recolher dados dos mesmos para treino de modelos LLM. Segundo a empresa, com a aplicação destas medidas, os robots de indexação de conteúdos da Google, focados para treino de modelos LLM, irão evitar a recolha dos dados no site e uso dos mesmos para essas atividades. Apelidado de Google-Extended, esta API dá o controlo aos gestores de sites para permitirem ou não a recolha dos dados.

Os utilizadores podem rapidamente realizar essa configuração através do ficheiro robots.txt, sendo que a Google afirma que os bots da empresa irão respeitar a configuração que se encontre aplicada com o site. Ao mesmo tempo, é possível aplicar a configuração apenas para os bots focados em treino dos modelos de IA, garantindo que os bots da pesquisa e indexação da Google ainda podem aceder ao site na normalidade

A ideia será fornecer aos gestores de sites mais controlo sobre a forma como os seus dados podem ser usados, e a medida aproxima-se com o que se encontra noutras plataformas similares, como o ChatGPT e Bing Chat.