Google ativa a Privacy Sandbox para maioria dos utilizadores do Chrome

Google ativa a Privacy Sandbox para maioria dos utilizadores do Chrome

A Google confirmou que vai começar a disponibilizar as novas APIs do Privacy Sandbox na web, que na ideia da empresa, são focadas em tornar a publicidade online mais privada e segura, substituindo os cookies de terceiros no Chrome.

A ideia do Privacy Sandbox passa por permitir que as empresas de publicidade possam continuar a criar campanhas de publicidade direcionadas, mas sem recolherem dados potencialmente sensíveis ou privados dos utilizadores.

Basicamente seria uma forma de dar mais privacidade para os utilizadores, evitando que os mesmos tenham dados privados recolhidos pelos cookies de terceiros. O sistema do Privacy Sandbox tinha vindo a ser testado em fases, mas agora a Google confirma que a funcionalidade encontra-se ativa para 97% dos utilizadores do Chrome.

Com isto, os fornecedores de publicidade na web podem também começar a usar as funcionalidades da API do Privacy Sandbox para apresentarem publicidade direcionada aos utilizadores, com menos recolha de dados do que seria normal de ver.

A Google acredita que o sistema da API não deve alterar drasticamente daqui em diante, e portanto, deverá manter-se até que os cookies de terceiros sejam efetivamente removidos do navegador.

Apesar da ideia ser boa em papel, existem críticas formadas sobre este novo sistema, sobretudo na forma como este ainda permite recolher dados pessoais dos utilizadores, ao mesmo tempo que também é mais uma forma da Google controlar as tecnologias fornecidas pela web com as suas próprias tecnologias.

A maioria aponta o facto da Google ser, ela própria, uma empresa de publicidade, e como tal, teria interesse em que os dados fossem recolhidos para a publicidade direcionada.