iPhone 15: Apple revela melhorias para o sistema de câmaras
Mesmo que os novos iPhones tenham poucas mudanças estéticas, a Apple tende a melhorar alguns dos seus componentes com cada nova geração, e isso aplica-se sobretudo nas câmaras. O iPhone 15 Pro não é exceção dessa regra, sendo que tanto o Pro como o Pro Max agora revelados contam com alguns detalhes interessantes.
Este ano, sobretudo no iPhone 15 Pro Max, a Apple integrou algumas novidades para melhorar ainda mais a qualidade fotográfica do dispositivo. Pode-se começar pela nova capacidade de zoom ótico a cinco vezes, que permite obter uma largura focal de 120mm.
Isto será consideravelmente superior ao zoom de três vezes com 77mm que se encontra no iPhone 15 Pro, e até ao modelo do ano passado.
Além disso, a empresa refere ainda que o novo modelo conta com um sensor até 25% superior em comparação com o 14 Pro Max.
No entanto, para se obter maiores lentes telefoto, por norma, as lentes e módulo das câmaras necessitam também de mais espaço. Mas a Apple conseguiu implementar isso no novo dispositivo sem alterar o espaço físico do mesmo para o exterior de forma considerável. Isso foi possível com o que a empresa apelida de “tetraprisma”.
Este design de lentes permite que a luz das câmaras navegue refletida quatro vezes antes de chegar ao sensor, o que permite obter uma maior distância percorrida pela mesma sem alterar o espaço físico.
Foram ainda feitas melhorias a nível do sistema de estabilização, o que será importante para a captura de conteúdos em longas distâncias. Infelizmente, uma grande parte destas melhorias apenas poderão ser verificadas por quem adquirir o iPhone 15 Pro Max.
Quanto à câmara principal, a Apple agora usa um sensor de 48 MP, o que permite capturar conteúdos em 24mm, 28mm e 35mm. Os utilizadores podem escolher a opção que pretendem e usar como padrão para fotos mais rápidas.
No entanto, apesar do sensor ser de 48 MP, as fotos finais não terão esta resolução por padrão, tendo em conta que a Apple combina diferentes fotos para melhorar o conteúdo final, resultando em fotos finais de 24 MP. No entanto, ainda é possível capturar conteúdos na qualidade final com o formato ProRAW.
É ainda possível usar a câmara principal para realizar capturas com zoom de duas vezes a 12 MP.
A empresa refere ainda que foram feitas melhorias a nível da otimização na captura das fotos, a nível de software, para melhorar consideravelmente a qualidade dos conteúdos finais capturados. Existe um novo modo Portrait, que permite aos utilizadores automaticamente aplicarem o efeito nos conteúdos quando forem identificados animais ou pessoas.
Mesmo que uma grande parte das novidades tenham sido focadas em fotos, a empresa refere algumas melhorias também para vídeos. Uma das maiores, que vai encontrar-se no iPhone 15 Pro, será a capacidade de capturar Spatial vídeos, que permite recolher vídeos para serem vistos com maior qualidade no futuro Apple Vision Pro.
Basicamente, estes são vídeos em 3D, capturados usando a lente principal e ultra-wide, para recolher mais informação da cena e poder processar a mesma para ambientes virtuais.