iPhone 15 recusa carregar com cabo e carregador da Huawei na China
A Apple introduzir o USB-C como uma novidade para os dispositivos da linha do iPhone 15. Esta foi uma mudança feita em parte porque a Comissão Europeia vai obrigar ao uso de entradas USB-C em todos os dispositivos vendidos na União Europeia a partir de 2024.
No entanto, esta alteração encontra-se a causar algumas controvérsias, seja da forma como a Apple fornece a entrada e apresenta as mesmas nas características do dispositivo, ou agora pelo facto que nem todos os carregadores podem funcionar com a mesma.
Nas redes sociais chinesas, durante os últimos dias, vários utilizadores têm reportado que os novos iPhones 15 não parecem encontrar-se a carregar quando se encontra a ser usado um carregador da Huawei. A causa para tal foi identificada como sendo associada com o cabo usado, e pode afetar também utilizadores noutros países.
Na rede social Weibo, um utilizador reportou que o seu iPhone 15 não estaria a carregar quando era usado um carregador de 88W da Huawei, com o cabo também da Huawei. Teoricamente o carregador deveria ser suportado, mas o dispositivo da Apple simplesmente não identificava como estando a carregar corretamente.
Quando o utilizador entrou em contacto com o suporte da Apple para expor o problema, o mesmo apenas indicou que o problema poderia encontrar-se no cabo, visto que este não seria compatível com o novo iPhone. A empresa recomendou o uso apenas de cabos e carregadores originais da Apple para carregar o dispositivo. E efetivamente, trocando o cabo por um USB-C – USB-C da Apple, o carregador funcionou corretamente.
De notar que o cabo originalmente usado encontrava-se em bom estado, e a única diferença seria o facto de ser USB-C – USB-A. O mesmo funciona corretamente com outros dispositivos e não apresenta danos físicos. No entanto, quando usado com o novo iPhone, este simplesmente recusa a carregar.
Ou seja, a Apple aparenta encontrar-se a limitar os cabos que podem ser usados, de alguma forma, com os novos iPhone 15. Existe a possibilidade que nem todos os cabos existentes no mercado venha a ser suportados pelos dispositivos da empresa, o que aparentemente é também confirmado pela mesma, que recomenda o uso apenas de acessórios originais da sua marca.