Mozilla pretende saber como a Microsoft usa dados dos utilizadores para treino de IA

Mozilla pretende saber como a Microsoft usa dados dos utilizadores para treino de IA

A Microsoft recentemente realizou uma atualização dos seus Termos de Serviço, que vão entrar em vigor para todos os utilizadores a 30 de Setembro de 2023. Entre as mudanças encontra-se a forma como a empresa usa os dados dos seus utilizadores para possível treino de modelos de IA, embora os termos não sejam propriamente claros neste aspeto.

A Mozilla revelou que, depois de analisar os novos termos da Microsoft, não ficou claro sobre os mesmos como a Microsoft pretende usar os dados dos utilizadores para treino de modelos de IA, numa nova secção dos mesmos associada a serviços de IA.

Como é habitual, as frases usadas nos Termos de Serviço da empresa são vagos, e não esclarecem muito sobre como a Microsoft usa os dados dos utilizadores em plataformas de IA. No entanto, a Mozilla refere que, depois de contactar vários advogados sobre o caso, e de se analisar os termos, não foi possível chegar à conclusão sobre a forma como a Microsoft recolhe os dados dos utilizadores.

Os termos de serviço da Microsoft não se encontram claros nesta matéria. De relembrar que os termos apenas referem que a Microsoft pode processar e armazenar dados que os utilizadores introduzam nos seus serviços, para as tarefas de monitorização e prevenção de abusos nas suas plataformas. No entanto, a empresa também já confirmou que usa dados dos utilizadores para os conteúdos de IA – e com isto, existe a recolha dos mesmos.

imagem dos termos da Microsoft

Para a Mozilla, não está claro se os dados que os utilizadores usam nas plataformas de IA da empresa são usados para treinar os modelos da mesma ou não.

Face a este problema, a Mozilla encontra-se a apelar para os utilizadores assinarem uma petição, de forma a levar a Microsoft a revelar como os dados dos clientes da empresa são usados para treino de modelos de IA da mesma – ou da OpenAI, da qual a Microsoft possui relações diretas.