Nvidia DLSS 10 pode vir a usar redes neurais para criar frames de jogos

Nvidia DLSS 10 pode vir a usar redes neurais para criar frames de jogos

A NVIDIA DLSS é uma tecnologia focada em melhorar a qualidade gráfica e desempenho dos jogos, usando IA para melhorar os conteúdos apresentados aos utilizadores. A tecnologia tem vindo a ser uma aposta da NVIDIA nas últimas gerações das suas placas gráficas.

O empenho da empresa na tecnologia é de tal forma, que segundo a mesma, no futuro esta vai ser considerada essencial para muitas tarefas do dia a dia em jogos. Bryan Catanzaro, vice-presidente de pesquisas de deep learning aplicado da NVIDIA, referiu recentemente numa entrevista ao portal Digital Foundry que, no futuro, o DLSS será capaz de criar todos os frames dos jogos usando apenas redes de Inteligência Artificial.

Esta melhoria iria permitir reduzir a necessidade de renderização de frames na parte da placa gráfica, o que aliviaria consideravelmente as mesmas da tarefa, e poderia ter vastos ganhos de desempenho final.

Sobre a ideia de um futuro “DLSS 10” da NVIDIA, o executivo aponta que a tecnologia pode vir a usar a IA para criar frames completos dentro do jogo, mudando drasticamente a perceção que existe atualmente de jogos “neurais”.

Esta ideia, na verdade, não é algo inteiramente novo para a empresa. Em 2018, a NVIDIA tinha revelado uma tecnologia que usava redes neurais para criar um ambiente totalmente virtual, que os jogadores poderiam interagir – obviamente, nos seus primeiros dias de desenvolvimento, ainda algo longe do que poderemos considerar um jogo real.

No entanto, estes foram os primeiros passos da NVIDIA para usar a IA no que se conhece atualmente, e eventualmente deve vir a ser melhorado para o futuro.

O executivo aponta que, na teoria do DLSS 10, a empresa iria ter um sistema de redes neurais capaz de criar vastas zonas dentro do jogo, sem que o motor gráfico tenha de processar essas atividades. No entanto, o executivo também deixa a indicação que não espera que a IA seja capaz de criar jogos completos.

Na ideia do mesmo, a IA pode ajudar a melhorar os jogos e as suas capacidades, bem como gráficos, mas não será capaz de criar inteiramente títulos completos de forma autónoma ou simples – como introduzir um texto para o que se pretende, e a IA criar um jogo completo para tal.

Obviamente, isto são tudo ideias para o futuro, e muito ainda pode mudar até lá. Mas tendo em conta a evolução da IA atualmente, não será improvável de pensar que esteja consideravelmente mais evoluída quando chegar a altura de revelar o DLSS 10 da NVIDIA.