Paint Cocreator vai permitir criar conteúdos via IA
A Microsoft continua a sua onda de novidades para a aplicação do Paint, e as mais recentes agora integram um pouco de IA dentro da aplicação. O Paint agora conta com uma funcionalidade de criação de imagens via IA, usando o sistema DALL-E da OpenAI.
Esta novidade encontra-se a ser disponibilizada para o Paint nos utilizadores do Windows 11 Dev e Canary, dentro do programa Insider. Com a mesma, os utilizadores podem rapidamente criar conteúdos via IA, usando para tal um pouco de texto a clarificar o que pretendem. Apelidado de Paint Cocreator, esta nova funcionalidade chega como uma grande atualização para o Paint e as suas capacidades – que cada vez mais se distanciam de apenas um simples editor de imagens.
Com o Paint Cocreator os utilizadores podem descrever o que pretendem que seja criado via IA, bem como o estilo da imagem final, para que a aplicação crie automaticamente o conteúdo final. Este pode depois ser rapidamente colocado na imagem criada pelo programa, sendo que o programa cria três variantes das quais o utilizador pode escolher.
Esta novidade apenas se encontra disponível para utilizadores que confirmem que pretendem participar nos testes iniciais, e apenas vai encontrar-se disponível para quem esteja registado no programa Insider do Windows 11, sobre o canal Dev ou Canary. Quem for aprovado vai ser notificado via email, e recebe imediatamente 50 créditos para poder testar a funcionalidade. Obviamente, os utilizadores necessitam de ter as suas contas da Microsoft sincronizadas com o Windows para poderem ser inscritos.
Tal como nas restantes plataformas da empresa de criação de conteúdos via IA, o Paint Cocreator também possui algumas restrições, para evitar que conteúdos inapropriados sejam criados com recurso à tecnologia. A empresa sublinha que vai começar a disponibilizar a funcionalidade de forma gradual, mas lenta, nos primeiros tempos, portanto ainda pode demorar alguns meses até chegar a mais utilizadores.
No entanto, a medida faz parte dos planos da Microsoft em integrar ainda mais capacidades de IA sobre as suas plataformas, aplicações e serviços, e o Paint é um claro exemplo de como tal pode ser usado para ajudar na criatividade.