Samsung XR pode vir a suportar cheiros em ambientes virtuais
A Samsung é uma das empresas que se encontra a desenvolver o seu próprio dispositivo de realidade virtual, e parece que este vai contar com uma característica algo “inovadora”.
Em Agosto, algumas imagens do suposto dispositivo começaram a surgir online, indicando que o mesmo teria câmaras a cores e um sensor de profundidade. No entanto, algo que agora parece também surgir no mesmo será a capacidade de sentir ou replicar cheiros.
De acordo com o leaker @Tech_Reve, o Samsung XR vai contar com algumas características inovadoras. Entre estas encontram-se ecrãs de 3,000 ppi, com sistemas de tracking para as mãos.
Mas o mais interessante será que o dispositivo também pode vir a contar com um sistema de sensores focados para cheiros. Não é claro se o sistema indicado será para ter a capacidade de sentir os cheiros do ambiente onde o utilizador se encontra, ou algum sistema de replicação dos cheiros no ambiente virtual.
No entanto, independentemente do ponto, a confirmar-se será um grande avanço, tendo em conta que não existe nenhum outro dispositivo no mercado com estas capacidades. Uma das ideias seria a capacidade de replicar os cheiros de certos ambientes virtuais, usando para tal um sistema interno que seja capaz de reproduzir os mesmos – possivelmente de forma limitada.
De relembrar que o Samsung XR deverá contar com um processador Qualcomm XR, com um sistema operativo que se encontra em desenvolvimento com o apoio da Google.
Existem rumores que o dispositivo pode vir a ser revelado durante o evento LSI Tech Day, da Samsung, que se realiza a 5 de Outubro.