Starfield sofre problemas de otimização em SSDs topo de gama
Não existe como negar que Starfield tem vindo a ser um verdadeiro sucesso, tendo atingido mais de 6 milhões de jogadores ativos recentemente. Os números claramente indicam o sucesso, mas ainda assim, o mesmo não se encontra livre de críticas.
Um dos principais problemas de Starfield encontra-se a nível do desempenho em PC. Vários utilizadores, mesmo em sistemas de topo, verificam que o jogo passa por graves problemas de desempenho em certos momentos, que não podem simplesmente ser direcionados apenas para a falta de capacidade do hardware.
De acordo com os testes feitos pelo canal do YouTube Compusemble, o problema não se encontra no hardware, mas sim na falta de otimização do jogo. O jogo verifica algumas zonas onde acaba por perder desempenho simplesmente pelo facto de não ter sido inteiramente otimizado para o hardware.
Um dos exemplos encontra-se na zona de Nova Atlantis, que não está corretamente otimizada para carregar as texturas corretamente, levando a problemas e bloqueios na renderização dos conteúdos – até mesmo quando se usa sistemas de topo e discos SSD.
Na realidade, a falta de otimização do jogo para SSDs parece um problema geral do mesmo. Os testes demonstram que o jogo encontra-se a tentar carregar constantemente as texturas, levando a que mesmo discos SSD de topo tenham de estar constantemente a ler conteúdos – atrasando o carregamento em geral.
É possível que a Bethesda venha eventualmente a atualizar o jogo para corrigir alguns destes problemas, mas para já não existem comentários relativamente à descoberta.