Unity recua nas mudanças de planos sobre taxa de instalação
Durante a semana passada, a Unity realizou alterações nos seus planos, que levaram a drásticas revoltas por parte da comunidade. A empresa começou a indicar que, no início de 2024, iria cobrar aos programadores acima de determinados limites uma taxa cada vez que os jogos criados pelo motor fossem instalados.
Obviamente, isto levou a várias queixas da comunidade, que se viraram contra a empresa, e muitas viram mesmo a medida apenas como uma forma de “ganho rápido”, afetando centenas de estúdios.
Hoje, a empresa revelou algumas alterações feitas nos planos originais. Numa mensagem deixada no blog da empresa, esta começa por lamentar o sucedido, deixando também os planos para o que vai ser aplicado daqui em diante.
Na mensagem, a empresa afirma que devia ter obtido feedback da comunidade antes de anunciar os planos, ao mesmo tempo que continuava a ajudar todos os programadores.
Uma das maiores mudanças dos planos originais será o facto que o plano Unity Personal vai continuar totalmente gratuito e sem taxas de instalação. Além disso, a empresa vai aumentar o valor limite para um jogo se manter neste plano para os 200,000 dólares, ao mesmo tempo que os conteúdos criados com o mesmo vão deixar de incluir o ecrã inicial “Made with Unity”.
Além disso, independentemente do plano, qualquer programador que obtenha menos de 1 milhão de dólares em receitas nos últimos 12 meses terá de pagar qualquer taxa de instalação.
Para quem tenha subscrito ao Unity Pro ou Enterprise, a taxa de instalação não se aplica para conteúdos que tenham sido atualmente criados. As únicas taxas que serão aplicadas serão as de jogos criados depois da próxima versão LTS da Unity – prevista para lançamento em 2024.
Para os restantes: “Para os jogos sujeitos à taxa, oferecemos a opção de uma participação nas receitas de 2,5% ou o montante calculado com base no número de novas pessoas que interagem com o seu jogo todos os meses. Ambos os números são comunicados pelo próprio programador a partir dos dados que já tem disponíveis. Ser-lhe-á sempre faturado o montante mais baixo.”
Estas alterações foram bem recebidas por parte da comunidade, que as considera bastante mais aceitáveis do que as anteriormente aplicadas. No entanto, ainda resta saber o que irá acontecer a muitos estúdios e programadores que já optaram por mudar a engine dos seus jogos, afirmando que perderam a confiança na empresa.