Windows 11 recebe nova build no canal Release Preview
A Microsoft encontra-se a disponibilizar uma nova atualização do Windows 11, focada para os utilizadores que se encontram no programa Insider da empresa. A nova build 22621.2359 (KB5030310) encontra-se agora disponível para os utilizadores do canal Release Preview.
Esta nova build chega com um conjunto de correções e atualizações importantes para o sistema, e certamente que será importante para todos os utilizadores que se encontram neste canal de testes do sistema.
Foram feitas melhorias a nível da interface, que deve agora encontrar-se mais estável e rápida, dentro das otimizações que a Microsoft tem vindo a realizar ao Explorador de Ficheiros do Windows 11.
Foram ainda corrigidos vários bugs que poderiam afetar a experiência dos utilizadores no sistema, ou levar a falhas no mesmo. A lista completa, conforme no site da empresa, pode ser verificada em seguida:
- Esta atualização completa o trabalho para cumprir os requisitos GB18030-2022. Remove e remapeia caracteres para a entrada Microsoft Wubi e a entrada Microsoft Pinyin U-mode. Já não é possível introduzir pontos de código de caracteres que não sejam suportados. Todos os pontos de código necessários estão actualizados.
- Esta atualização introduz websites na secção Recomendados do menu Iniciar. Estes sites serão personalizados para si e provêm do seu histórico de navegação. Isto dá-lhe acesso rápido aos sites que são importantes para si. Pode remover o URL de qualquer Web site da secção Recomendados utilizando o menu de atalho. Para desativar a funcionalidade, vá a Definições > Personalização > Iniciar. Pode ajustar as definições para todos os conteúdos recomendados no menu Iniciar nesta página Definições. Os clientes comerciais podem gerir esta funcionalidade através de uma política.
- Esta atualização suporta as alterações da hora de verão na Gronelândia.
- Esta atualização altera a ortografia da capital da Ucrânia de Kiev para Kiev.
- Esta atualização resolve um problema que afecta o evento de bloqueio de conta 4625. O formato do evento está errado no registo ForwardedEvents. Isto ocorre quando um nome de conta está no formato de nome principal de utilizador (UPN).
- Esta atualização afecta o Centro de Distribuição de Chaves (KDC) e os identificadores de segurança do utilizador (SID). O KDC lê agora o SID do utilizador a partir do Nome Alternativo do Assunto (SAN) de um certificado. Devido a isto, os fornecedores de gestão de dispositivos móveis (MDM) podem utilizar modelos offline para preencher o SID do utilizador. Para saber mais, consulte KB5014754.
- Esta atualização aborda um problema que afecta o Microsoft Excel. Este deixa de responder quando se tenta partilhar um ficheiro como PDF no Microsoft Outlook.
- Esta atualização aborda um problema que está relacionado com alterações no reencaminhamento de eventos.
- Esta atualização resolve um problema que afecta os eventos que têm um carácter TAB. Os eventos não são processados ou não é possível encaminhá-los.
- Esta atualização resolve um problema que afecta as consultas XPath em FileHash e outros campos binários. Impede-as de corresponder a valores em registos de eventos.
- Esta atualização aborda um problema que afeta um ambiente de Virtualização de Aplicativos (App-V). As operações de cópia no mesmo deixam de funcionar. Isto ocorre após a instalação da atualização de abril de 2023.
- Esta atualização resolve um problema que afecta o Microsoft Print to PDF. Utiliza os metadados para o nome com que iniciou sessão como autor de um PDF impresso. Em vez disso, deveria utilizar o nome de apresentação.
- Esta atualização resolve um problema que afecta algumas impressoras USB. O Microsoft Defender impede-as de imprimir.
- Esta atualização resolve um problema que afecta o Controlo de Aplicações do Windows Defender (WDAC). As políticas de Marcação AppID podem aumentar significativamente o tempo que o dispositivo demora a arrancar.
- Esta atualização resolve um problema que afecta o teclado tátil coreano Completa o primeiro carácter na caixa de pesquisa na barra de tarefas. Este facto não é esperado.
- Esta atualização resolve um problema que afecta o IMEPad. Deixa de funcionar. Isto ocorre quando se introduzem caracteres definidos pelo utilizador final (EUDC).
- Esta atualização resolve um problema que afecta o modo de suspensão. Depois de sair do modo de suspensão, aparece uma janela em branco com o título “Experiência de Entrada do Windows”.
- Esta atualização resolve um problema que afecta as aplicações remotas. A apresentação de alguns elementos não está alinhada corretamente.
- Esta atualização resolve um problema que afecta a dica de ferramenta da caixa de pesquisa. Não aparece na posição correcta.
- Esta atualização resolve um problema que afecta o botão de pesquisa. Desaparece quando interage com a caixa flyout de pesquisa.
- Esta atualização resolve um problema que afecta o Coordenador de Transacções Distribuídas (DTC) da Microsoft. Este tem uma fuga de identificador. Por esse motivo, o sistema fica sem memória.
- Esta atualização resolve um problema que pode fazer com que o Windows deixe de responder. Isto pode ocorrer se utilizar ficheiros Microsoft OneDrive que são comprimidos por NTFS.
- Esta atualização resolve um problema que pode causar uma fuga de memória no modo de utilizador. Isso pode ocorrer quando você chama CopyFile() ou MoveFile().
- Esta atualização resolve um problema que afecta a compatibilidade das aplicações. Está relacionada com o Microsoft Defender para Ponto Final.
- Esta atualização aborda um problema que afecta a ligação externa. Falha. Isto ocorre após a instalação de actualizações do Windows com data de maio de 2023 ou posterior. Devido a isto, existem problemas que afectam as consultas e a autenticação LDAP.
Os utilizadores podem atualizar diretamente via o Windows Update, caso estejam no canal Release Preview do Windows 11. De notar que ainda pode demorar algumas horas para a atualização chegar a todos os sistemas.