Windows 11 vai deixar de aceitar chaves de ativação do Windows 7

Windows 11 vai deixar de aceitar chaves de ativação do Windows 7

Não existe como negar que o Windows 7 foi um marco na lista de sistemas operativos da empresa, tanto que muitos nem atualizaram para o Windows 8 e passaram diretamente para o Windows 10. Como parte da campanha da Microsoft para incentivar o upgrade, esta permitia que as chaves de ativação do Windows 7 pudessem ser usadas para ativar automaticamente o Windows 10.

Esta “técnica” manteve-se durante anos, tanto que até mesmo no Windows 11 ainda era possível usar chaves de ativação do Windows 7 para ativar o sistema. No entanto, parece que a empresa começou agora a remover essa capacidade.

O Windows 7 encontra-se atualmente como um sistema descontinuado, portanto, não recebe mais suporte oficial da Microsoft. E aparentemente os utilizadores que tenham chaves do mesmo, agora não vão poder ativar o Windows 11 com as mesmas. As mais recentes builds do Windows 11 fornecidas pela Microsoft removeram a possibilidade de os utilizadores ativarem o sistema com essas chaves.

Quem tente usar a chave de ativação do Windows 7 com as mais recentes builds do Windows 11, poderá verificar que estas deixaram de funcionar, e surge agora uma mensagem de erro no sistema.

Isto não deve afetar quem já tenha ativado o Windows com estas chaves – ou assim se espera – mas pode afetar quem pretenda reativar o mesmo em futuras instalações. As antigas chaves do Windows 7 vão deixar de funcionar para este processo, sendo agora necessária uma chave mais recente do sistema.

De notar que ainda não existe uma confirmação oficial da Microsoft para esta descontinuação do suporte de chaves, embora esteja já aplicada nas mais recentes builds do Windows 11 no programa Insider. Espera-se que, eventualmente, venha a chegar para todos os utilizadores.