Windows vai começar a usar driver padrão do sistema para impressoras
A Microsoft confirmou uma nova medida que vai afetar a forma como as impressoras são configuradas dentro do Windows. Até agora, o Windows Update era capaz de fornecer drivers específicos para as impressoras, conforme estejam configuradas no sistema.
Estes drivers são normalmente fornecidos pelos fabricantes e contam com programas ou configurações específicas dos mesmos para cada impressora. No entanto, a Microsoft pretende agora deixar de fornecer estes drivers específicos para cada impressora e fabricante, focando-se apenas em fornecer os drivers padrão Microsoft IPP Class Drive – que foi introduzida com o Windows 10 21H2.
A mudança vai permitir que os utilizadores possam usar as suas impressoras no Windows, sem que tenham de diretamente instalar drivers dos fabricantes. Ao mesmo tempo, as configurações das impressoras podem continuar a ser realizadas via apps disponibilizadas pela Microsoft Store.
Outra vantagem desta medida encontra-se no facto que pode fornecer uma experiência mais linear entre todas as versões do Windows, evitando possíveis erros e falhas de drivers.
A Microsoft considera que esta é uma grande alteração para o sistema, pelo que o processo vai demorar algum tempo a ser implementado, para permitir que tanto fabricantes como consumidores se possam habituar às mudanças.
A partir de 2025, a empresa vai deixar de permitir que os fabricantes de impressoras possam fornecer os seus drivers via o Windows Update, mas ainda vai continuar a fornecer atualizações para drivers existentes.
Em 2026, a Microsoft pretende alterar para favorecer os seus drivers dedicados do IPP Class Driver, invés dos drivers dos fabricantes. Por fim, em 2027, a empresa irá deixar de fornecer os drivers de fabricantes pelo Windows Update.
Obviamente, a Microsoft também afirma que os fabricantes podem continuar a fornecer os drivers por meios alternativos, como é o caso de suportes de instalação ou sites. Os utilizadores podem continuar a optar por instalar esses drivers, caso assim o pretendam.