X vai começar a alertar utilizadores alvo de “shadowban”
A X, anteriormente conhecido como Twitter, revelou que se encontra a preparar algumas novidades para a plataforma, que vão ajudar os utilizadores a compreenderem quando as suas contas forem algo de “shadowban”.
Esta prática ocorre quando uma conta, em determinadas plataformas sociais, não é inteiramente removida ou bloqueada, mas os conteúdos publicados pela mesma deixam de ter o alcance pretendido dentro da mesma. Isto ocorre, normalmente, em contas que publicam conteúdos ofensivos ou controversos. E agora, a X pretende dar mais transparência nesse aspeto, tendo confirmado que vai informar os utilizadores quando forem aplicadas medidas.
Andrea Conway, designer na X, afirma que a plataforma encontra-se a preparar o novo sistema de alertas para contas com shadowban. Este sistema irá notificar os utilizadores quando os seus alcances forem limitados por alguma razão.
Conway partilhou duas imagens da funcionalidade, uma da notificação que vai surgir na aba de “Notificações”, e a segunda da página que apresenta os detalhes sobre o motivo pelo qual a conta se encontra a ser limitada. Além de limitar o alcance dos conteúdos publicados pela conta, as imagens e vídeos partilhados pela mesma podem também ser restritos, com avisos de conteúdos sensíveis. Isto pode ocorrer caso os utilizadores não coloquem o alerta nos mesmos. A redução do alcance aplica-se não apenas ao feed principal, mas também nas respostas e pesquisas.
No entanto, a empresa fornece um botão que os utilizadores podem usar para apelar da decisão, caso pretendam. A eficácia de tal medida ainda é algo que resta saber, tendo em conta que nem sempre a plataforma gere da melhor forma as decisões sobre conteúdos reportados na mesma – até quando integram violações dos próprios termos de serviço da empresa.
Anteriormente a empresa aplicava este formato de limitação a conteúdos individuais, mas a ideia será aplicar a limitação de forma mais abrangente, para toda a conta e conteúdos que a mesma publique.
É importante notar que este género de “limitação” era algo que o Twitter já aplicava, ainda antes de ter sido adquirido por Elon Musk. A ideia da plataforma passa por ser mais transparente na forma como o realiza, informando os utilizadores de tal ação.