Como bloquear o Windows 11 de usar dados de telemetria para publicidade
O Windows 11 chegou certamente com muitas novidades, mas uma delas foi também a maior recolha de dados que é feita dos utilizadores para a Microsoft, em parte para que esta possa usar essa informação para publicidade direcionada. O Windows 11 recolhe vários formatos de uso do sistema para publicidade, de tal forma que é difícil “bloquear” todas.
No entanto, existem certamente algumas configurações do sistema que podem ser alteradas para controlar ou limitar aquilo que a Microsoft pode recolher. Uma delas encontra-se no uso dos dados de telemetria do sistema para apresentar “experiências” personalizadas para os utilizadores, que basicamente serão formatos de publicidade que surgem como “dicas” ou “recomendações” dentro do Windows.
Se usa o sistema, certamente já recebeu notificações para testar a Xbox Game Pass ou para o OneDrive. Este género de publicidades surgem porque a Microsoft analisa os dados de uso do sistema, e considera que podem ser relevantes para o utilizador.
Felizmente, existe uma forma de desativar o uso desses dados para publicidade. E pode ser alterado das definições do sistema. Neste pequeno artigo vamos ver como pode desativar as experiências do Windows 11 e a recolha de dados para recomendações.
1- Sobre o menu inicial, aceda às Definições
2- Aceda à opção “Privacidade e Segurança”.
3- Entre na opção “Diagnostico e Comentários”
4- Procure pelas “Experiências Personalizadas” e desative essa opção.
Feito isto, o sistema deixa de usar os dados de telemetria que recolhe para fins de publicidade ou recomendações dentro do Windows 11. Obviamente, isto não vai automaticamente impedir que os utilizadores tenham os dados recolhidos, e tão pouco que a Microsoft ainda invista em certas “publicidades” dentro do sistema, mas torna a experiência mais fluida para os utilizadores e com menos notificações desnecessárias.
De notar que a recolha dos dados de telemetria continua a ser realizada com esta opção desativada. No entanto, a Microsoft deixa de usar esses dados para publicidade e recomendações.