Gmail vai ter regras mais apertadas para campanhas de email
O Gmail encontra-se a preparar um conjunto de novas medidas com vista a combater o spam na sua plataforma. A partir do início do próximo ano vão encontrar-se ativas novas regras que quem envia campanhas de email deve ter em conta, de forma a evitar que as suas mensagens sejam classificadas como Spam no Gmail.
De acordo com o comunicado da empresa, existem novas regras sobre o envio em massa de emails, para endereços que enviem mais de 5000 emails por dia para contas do Gmail, associado a campanhas de publicidade e email marketing. O objetivo das novas medidas passa por garantir que os utilizadores do Gmail recebem menos mensagens não solicitadas, tornando as suas caixas de entrada mais “limpas”.
A partir de Fevereiro de 2024, a empresa estabelece várias regras para quem envia este género de emails. Para começar, os endereços de email devem encontrar-se autenticados, nomeadamente com os registos SPF e DKIM. A maioria dos endereços de email devem contar com estes registos atualmente, mas a partir de Fevereiro de 2024 será ainda mais importante que os mesmos estejam corretamente configurados, o que não apenas previne o spam como também o possível roubo de identidade.
Além disso, as mensagens de campanhas de email devem ainda ter uma forma simples e rápida dos utilizadores removerem os seus endereços de email da lista de publicidade, nomeadamente com um link de passo único (não será válido links onde os utilizadores tenham de realizar vários passos ou tenham de enviar mensagens de email em resposta para tal). Além disso, o pedido de remoção do endereço deve ser processado no prazo de dois dias depois do pedido ser feito.
Por fim, as entidades que enviam estas mensagens de email devem ter em consideração que as mensagens são realmente pretendidas pelos destinatários. A plataforma pode aplicar limites a endereços que ultrapassem uma taxa de 0.3% de mensagens classificadas pelos utilizadores como sendo de spam não solicitado.
No final, a Google afirma que estas medidas enquadram-se na ideia de garantir que as caixas de entrada dos utilizadores estão limpas de mensagens de spam, e aproxima-se também do que é o padrão da industria atual – várias outras entidades de email aplicam medidas similares às que a Google agora pretende implementar.