Huawei pode revelar dois novos chips Kirin até ao final do ano
A Huawei tem vindo, desde que foi bloqueada pelos EUA, a investir na criação das suas próprias tecnologias dedicadas. Isto inclui os seus processadores dentro da linha Kirin, que brevemente podem vir a receber grandes novidades.
Depois de integrar os Kirin 9000s nos novos Mate 60, agora a empresa encontra-se a preparar para revelar brevemente três novos modelos de processadores dentro da marca, focados para dispositivos intermédios.
Os rumores apontam que a Huawei pode vir a produzir, até ao final do ano, os Kirin 810 e 820 baseados na arquitetura de 7 nm da SMIC. Estes processadores não são propriamente novos, mas foram desenvolvidos numa altura em que a Huawei ainda poderia usar as tecnologias da TSMC.
A ideia agora será passar a arquitetura para a da SMIC, garantindo que os mesmos podem ser usados em futuros dispositivos da marca.
O Kirin 830 deverá ser o grande destaque, tendo em conta que se espera vir a ser o modelo que vai estar disponível no Huawei Note 12. Este modelo deve ser um chip mais barato em relação ao Kirin 9000s, embora ainda deva manter o bom desempenho final em mente.
Para já, a empresa não revela detalhes sobre o chip, e espera-se que, tal como aconteceu com o Mate 60, a mesma venha a focar-se em revelar o chip de forma “surpresa” para o mercado. As vendas iniciais, no entanto, estão previstas apenas para dentro da China.