Microsoft confirma problemas com nova aplicação de backup do Windows
A Microsoft começou recentemente a disponibilizar uma nova aplicação de backup para o Windows, focada tanto para o Windows 11 como para o Windows 10. No entanto, a nova app também se encontra como uma app nativa do sistema, o que faz com que não possa ser facilmente removida.
Isto pode não causar muitos problemas para utilizadores domésticos, mas para administradores de sistemas pode causar grandes incómodos, visto que passam a ter de lidar com uma nova app subitamente a surgir sobre os sistemas em controlo. Além disso, alguns administradores de sistemas afirmam que a app, sobretudo no Windows 10, não se encontra a funcionar corretamente, apresentando uma mensagem de erro no arranque.
Numa recente atualização no artigo de suporte da empresa sobre a atualização que conta com esta novidade, a Microsoft revela mais detalhes sobre a situação. A empresa considera a app de backup como uma app do sistema, pelo que esta não pode ser completamente removida do Windows 10 e 11 a partir de 22 de Agosto de 2023. No entanto, além disso, para quem tenha ativo o Azure Active Directory (AAD) ou Active Directory (AD), a app não irá funcionar visto não ser atualmente suportada, sendo apresentada uma mensagem de erro que a organização não possui acesso à mesma.
A Microsoft afirma que se encontra a trabalhar para corrigir este problema, mas que também vai remover a capacidade da app surgir para utilizadores que tenham contas AAD ou AD no sistema, evitando que a app possa ser executada incorretamente.