NOS lança assistente de IA generativa para ajudar clientes
A NOS é a primeira empresa portuguesa de telecomunicações a criar um chat bot com Inteligência Artificial (IA) Generativa e a disponibilizá-lo aos seus clientes. Este assistente virtual inteligente é capaz de manter uma conversa natural e dinâmica, semelhante a uma interação com um humano, estando disponível 24 horas por dia no Fórum NOS.
Jorge Graça, Chief Technology Officer da NOS, sublinhou: “O investimento em inovação e novas tecnologias, colocadas ao serviço dos nossos clientes, são um dos pilares da NOS.
Neste momento, a inteligência artificial generativa já não é uma coisa do futuro, mas algo que faz parte do nosso trabalho diário. Queremos continuar a incentivar o trabalho das nossas equipas para encontrarmos novas aplicações que nos ajudem a melhorar ou simplificar o dia a dia das pessoas.”
Esta solução foi desenvolvida por uma equipa interna dedicada e multidisciplinar, em parceria com a DareData Engineering (a empresa portuguesa de inteligência artificial com maior crescimento, segundo o ranking da Clutch). Faz parte da visão da NOS de lançar novas aplicações de tecnologias como IA Generativa ou Ciência de Dados, para o desenvolvimento de melhores produtos e serviços, que possam ir ao encontro das necessidades dos clientes. Indo ao encontro dessa visão, a NOS foi a terceira empresa portuguesa que mais investiu em I&D, em 2021, e a quarta que mais pedidos de patentes submeteu no ano passado.
Este assistente virtual inteligente responde a qualquer questão que lhe seja colocada diretamente no Fórum NOS, de forma autónoma, com base em informação pública sobre produtos e serviços da NOS. Neste momento, esta solução ainda se encontra numa fase inicial, dentro de um processo de constante melhoria e desenvolvimento para ir ao encontro das necessidade atuais e futuras dos clientes.