Notas comunitárias da X vão agora requerer fontes
A X encontra-se a realizar mudanças no seu sistema de Notas comunitárias, que permite aos utilizadores enviarem notas sobre mensagens na plataforma, para serem votadas pela comunidade e colocadas como informação adicional nas publicações da rede.
O sistema, a partir de agora, vai começar a exigir que os criadores das notas indiquem fontes para os conteúdos que se encontram a explicar. Será assim necessário indicar um link direto para fontes que validem o que se encontra a ser explicado – que devem ser igualmente de relevo.
Até agora, as notas poderiam ser enviadas sem terem uma fonte concreta de onde a informação poderia ser validada. Isto era também visto como um problema, pois poderia levar a que o conteúdo fosse enviado sem validação de uma fonte legítima.
No entanto, com a nova mudança, os utilizadores que escrevam notas devem incluir pelo menos uma fonte externa que seja de confiança. A empresa acredita que esta medida pode ajudar a reduzir a desinformação dentro da rede.
Esta medida surge também numa altura em que a X se encontra a ser fortemente criticada pela falta de controlo na partilha de desinformação. Ainda de forma recente, as autoridades europeias deixaram o alerta para Elon Musk, sobre a falta de moderação que existe a nível dos conteúdos na rede, sobretudo depois dos ataques dos Hamas.
Ao mesmo tempo, durante os últimos meses, a X tem vindo a cortar consideravelmente as equipas focadas na moderação de conteúdos, o que dificulta ainda mais a capacidade de resposta da plataforma.
As Notas comunitárias foram, várias vezes, indicadas por executivos da X como uma forma de combater a desinformação na plataforma.