Valve restaura contas banidas de Counter Strike 2 por bug em drivers da AMD
Recentemente começaram a surgir indicações que uma funcionalidade dos drivers da AMD estariam a causar problemas com o jogo Counter Strike 2 da Valve, tanto que a própria editora teve de deixar o alerta publicamente.
Em causa encontrava-se a funcionalidade Anti-lag+ dos drivers da placa gráfica da AMD, que como alterava ficheiros críticos do sistema, era considerado pelo sistema de anti cheat da Valve, e levava ao bloqueio de contas dos utilizadores via VAC Ban. O bug afetou, sobretudo, utilizadores com as placas AMD Radeon RX 7000, mas poderia ocorrer em qualquer uma onde a funcionalidade estivesse ativa.
O problema foi de tal forma grave que a própria Valve teve de deixar o alerta para os jogadores desativarem a mesma, de forma a evitarem o bloqueio das contas.
Felizmente, parece que o problema foi agora corrigido na mais recente atualização dos drivers, e existem também boas noticias para quem tenha sido apanhado pelo mesmo. Além da AMD confirmar a correção do problema, a Valve também confirmou que vai começar a remover o ban aplicado nas contas dos utilizadores derivado desta medida.
A medida deve ser automaticamente aplicada na conta dos utilizadores, sendo que estes apenas necessitam de atualizar para as versões mais recentes dos drivers e de CS2. Quem verifique que não teve o bloqueio removido pode sempre contactar diretamente o suporte da Valve para tentar obter mais informações.