Vodafone Espanha vai ser vendida à Zegona por 5 mil milhões de euros
A divisão de telecomunicações da Vodafone Espanha vai ser vendida à empresa Zegona Communications, no que a entidade afirma ser uma restruturação para o crescimento no futuro.
O negócio encontra-se avaliado em cerca de 5 mil milhões de euros, que serão divididos entre 4.1 mil milhões de euros em dinheiro, e os restantes em Redeemable Preference Shares (RPS). A operadora vai continuar a fornecer os serviços aos utilizadores em Espanha, como parte do acordo, enquanto que a transição se encontra a ser realizada. Esta medida surge depois de também a Vodafone no Reino Unido ter sofrido alterações similares, confirmado a compra por parte da Three.
A empresa afirma que, com esta aquisição, a Vodafone poderá continuar a expandir as suas operações para o futuro das telecomunicações em Espanha. Margherita Della Valle, diretora executiva da Vodafone, afirma que “A venda da Vodafone Espanha é um passo fundamental no redimensionamento da nossa carteira para o crescimento e permitir-nos-á concentrar os nossos recursos em mercados com estruturas sustentáveis e escala local suficiente. A minha prioridade é criar valor através do crescimento e de melhores retornos.”
A compra ainda se encontra pendente da aprovação dos acionistas da Zegona, juntamente com a aprovação de todas as autoridades envolvidas. Espera-se que esteja concluído no final da primeira metade de 2024.