Windows 11 ainda longe de atingir sucesso das versões anteriores
A Microsoft tem vindo a incentivar os utilizadores a usarem o Windows 11, e os dados demonstram que o crescimento do sistema tem vindo a ocorrer, embora ainda de forma relativamente lenta.
De acordo com os dados mais recentes da empresa StatCounter, relativos a Setembro de 2023, o Windows 11 ainda não consegue superar a popularidade da sua versão anterior. Atualmente o sistema encontra-se em 23.64% dos computadores no mercado, o que representa um crescimento de apenas 0.57% face ao mês anterior. Nos últimos seis meses, a percentagem de utilizadores na mais recente versão do Windows tem vindo a manter-se inalterada, de acordo com estes dados.
É possível que as recentes atualizações da empresa, nomeadamente com a integração do Copilot e outras, possam vir a atrair mais utilizadores para o mesmo, mas ainda se encontra longe de atingir a popularidade das versões anteriores, mesmo quase dois anos depois de ter chegado ao mercado. Em comparação, o Windows 10 ainda se encontra como o sistema mais popular, com uma quota no mercado de 71.62%, uma queda de 0.32% face ao mês anterior.
Quando às versões mais antigas, o Windows 7 ainda conta com 3.33%, mesmo que o sistema esteja atualmente descontinuado pela Microsoft. O Windows 8.1 conta com 0.61% seguindo-se o Windows 8 com 0.35%.
De relembrar que a Microsoft vai continuar a fornecer atualizações para o Windows 10 durante, pelo menos, mais dois anos – até 2025. No entanto, as novidades são agora focadas para o Windows 11, com a versão anterior a receber sobretudo correções de segurança.