X vale menos de metade dos 44 mil milhões pagos por Elon Musk
Fez recentemente pouco mais de um ano que Elon Musk adquiriu a X (antigo Twitter), pelo valor de 44 mil milhões de dólares.
Na altura, o valor foi considerado um investimento bastante alargado, tanto que o próprio Musk tentou sair do negócio antes deste acontecer. Eventualmente a compra viria a realizar-se, mas os dados mais recentes não parecem ser a favor da empresa.
De acordo com o portal Fortune, a X encontra-se atualmente avaliada em pouco mais de 19 mil milhões de dólares. A confirmar-se este valor corresponde a uma queda de 55% face aos 44 mil milhões pelos quais Musk comprou a rede social.
Durante o início desta semana, os funcionários da empresa receberam recompensas de ações na bolsa da entidade. De acordo com os documentos internos da mesma, cada ação encontra-se avaliada em 45 dólares, o que representa assim um valor total de 19 mil milhões de dólares.
De relembra que, desde que entrou na plataforma, Musk referiu que pretende recompensar os funcionários da mesma forma que realiza com a SpaceX, com a distribuição de ações da empresa e do seu valor, criando uma espécie de “investidores externos” da empresa.
Desde que Musk assumiu o cargo da empresa, os funcionários que se mantiveram na empresa desconheciam o valor real da empresa “pós aquisição”. Esta distribuição de ações responde a estas questões, que confirma que a plataforma desvalorizou consideravelmente em apenas um ano – algo que os analistas também vinham a apontar.
Na realidade, alguns analistas apontam que as quedas podem ser ainda maiores. Isto porque o valor das ações é decidido pelo próprio Musk – como parte do conselho de administração da empresa – no que este considera como “justo”. Alguns analistas apontam que as quedas de valor da X podem atingir até 65% face ao valor de 44 mil milhões de dólares.