YouTube torna-se mais agressivo contra bloqueadores de publicidade
Quem usa bloqueadores de publicidade com o YouTube pode preparar-se para começar a ter novos avisos e bloqueios. Depois de uma onda de testes, que a empresa tinha vindo a realizar nos últimos meses, parece que agora vai chegar oficialmente para todos.
O YouTube começou a implementar um novo sistema de bloqueio para quem assiste a vídeos na plataforma com bloqueadores de publicidade. Com a nova medida, a plataforma de vídeos alerta os utilizadores que acedem com bloqueadores ativos.
No entanto, caso se receba o aviso três vezes – ou seja, em três vídeos – a plataforma bloqueia a reprodução de novos conteúdos durante 24 horas, ou até o utilizador desativar o bloqueador de publicidade no site.
A medida começou recentemente a ser aplicada, e agora parece estar a surgir sobre um número consideravelmente mais elevado de utilizadores – incluindo em Portugal.
Até ao momento, a lista de bloqueadores de publicidade tem vindo a atualizar os seus filtros de forma praticamente diária, mas parece que o método de bloqueio do YouTube é consideravelmente difícil de contornar – tanto que muitos utilizadores reportam que, mesmo com listas atualizadas, estas apenas funcionam durante algumas horas.
Esta é certamente uma batalha do gato vs rato, sendo que, de um lado, existe o YouTube a implementar medidas para que a publicidade seja apresentada. Do outro temos a comunidade que pretende assistir a conteúdos sem publicidade direta.
Obviamente, o incentivo do YouTube é grande: a maioria das suas receitas são provenientes da publicidade, e bloqueadores de anúncios são cada vez mais vulgares. Ao mesmo tempo, é também um incentivo de levar os utilizadores para o YouTube Premium, onde a publicidade se encontra desativada para os mesmos.