Amazon pode vir a usar sistema operativo dedicado na Fire TV

Amazon pode vir a usar sistema operativo dedicado na Fire TV

A Amazon pode ser a próxima empresa a desenvolver o seu próprio sistema operativo, que eventualmente vai ser usado em alguns dos produtos da empresa, sobretudo da linha Fire.

De acordo com os mais recentes rumores, a Amazon encontra-se a criar um sistema alternativo para os modelos Fire TV e Echo Show, que iria substituir a versão adaptada do Android que se encontra atualmente nos mesmos. As fontes apontam que este sistema iria contar com características dedicadas da empresa, e poderia tirar melhor proveito das características do hardware.

O sistema encontra-se a ser desenvolvido internamente sob o código “Vega”. De relembrar que os dispositivos da Amazon usam a versão AOSP do Android, mas neste momento ainda se encontram apenas com o Android 9 – algumas versões atrás do sistema mais recente no mercado, do Android 14.

O novo sistema da Amazon seria ainda baseado no Android, mas iria usar código-fonte mais recente do mesmo, bem como seriam removidas funcionalidades desnecessárias. Basicamente, o sistema ainda seria baseado no Android, mas fortemente adaptado para se remover todas as características não essenciais para o dispositivo onde se espera usar o mesmo – e possivelmente com algumas fortes adaptações da Amazon para as suas próprias plataformas.

Algumas fontes apontam mesmo que o desenvolvimento do sistema encontra-se na sua fase final, e que apenas será necessário mais alguns testes antes de se começarem a surgir para testes junto dos programadores. Alguns dos modelos da Fire TV podem já contar com este novo sistema ainda durante 2024. Eventualmente a empresa espera usar o novo sistema em praticamente todos os seus produtos.