“Apagão” deixa milhares de australianos sem telecomunicações e internet
Durante o final do dia de ontem, milhões de australianos ficaram sem acesso à internet e serviços telefónicos, depois de um aparente “apagão” de uma das maiores operadoras no continente.
A operadora Optus, reconhecida como uma das maiores dentro do pais, terá ficado sem comunicações durante várias horas. Oficialmente, aa empresa afirmou que estaria a tentar localizar a falha e a resolver a situação o mais rapidamente possível. No entanto, esta causou graves problemas a nível nacional, entre os quais encontram-se problemas em terminais de pagamento e até afetou a disponibilidade das linhas de emergência.
Kelly Bayer Rosmarin, diretora da empresa, afirma que o problema teria sido originado de uma falha de energia, e que não existia qualquer indicio de se tratar de um ataque informático em larga escala.
A falha afetou a ligação a partir de telefones móveis e fixos, bem como do acesso à Internet, afetando todos os serviços que usam esta ligação para tal. Entre os quais encontram-se também dezenas de hospitais, que segundo as fontes locais, deixaram de conseguir receber chamadas de emergência durante este período.
De momento a falha encontra-se resolvida, mas ainda não existe uma explicação clara da operadora sobre o sucedido.