Autoridades nos EUA alertam para risco de segurança em menores com o iOS 17
As autoridades norte-americanas encontram-se a alertar que uma nova funcionalidade do iOS 17 pode colocar em risco os utilizadores menores de idade. O alerta encontra-se sobre o sistema de NameDrop, que a Apple revelou com o iOS 17 para facilitar a partilha de contactos entre utilizadores.
Esta funcionalidade permite que os utilizadores possam, rapidamente, trocar informações de contacto entre si, como o número de telefone, nome, data de nascimento e outras informações relevantes. Basicamente, é um cartão virtual de contacto, que permite aos utilizadores de dispositivos da Apple rapidamente trocarem informações entre si.
No entanto, as autoridades afirmam que esta funcionalidade pode ser usada também para fins maliciosos, nomeadamente para a recolha de dados privados, sobretudo de menores.
Por padrão, o NameDrop encontra-se ativo nos dispositivos da empresa que receberam o iOS 17. No entanto, para que a partilha de dados ocorra, os utilizadores necessitam de confirmar que pretendem partilhar os dados com terceiros, através do menu de partilha do iOS.
O problema está que, segundo as autoridades, os menores podem ser rapidamente convencidos a partilharem estes dados com terceiros, que podem usar os mesmos para esquemas e obtenção de informações privadas.
Ao mesmo tempo, as autoridades alegam ainda que, muitos pais, desconhecem que a funcionalidade existe, ou até que surge ativada por padrão no iOS. Felizmente, a mesma pode ser desativada dos dispositivos, através das configurações do mesmo.