CEO da Microsoft sugere que Sam Altman ainda pode regressar para a OpenAI
Durante uma recente entrevista para a CNBC e a Bloomberg TV, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, veio deixar mais detalhes sobre a situação com a OpenAI, Sam Altman e como a Microsoft se encontra envolvida no processo.
Como se sabe, Altman foi despedido pelo conselho de administração da OpenAI, tendo posteriormente confirmado que iria trabalhar diretamente para a Microsoft, juntamente com o ex-presidente da OpenAI, Greg Brockman, que também saiu da empresa depois de Altman.
No entanto, se o futuro de Altman passa pela Microsoft, será algo que, na realidade, ainda não parece bem definido. Durante a entrevista, Nadella afirmou que pretende que Sam e Greg tenham uma “boa casa” na eventualidade de não voltarem para a OpenAI – o que indica que ainda não é totalmente claro se os dois vão sair da empresa.
Quando questionado se Altman poderia regressar para a OpenAI, Nadella afirmou que essa medida será algo que cabe ao conselho de administração da OpenAI decidir. O mesmo sublinha ainda que a Microsoft encontra-se como parceira da OpenAI, e que isso depende das pessoas da OpenAI continuarem a trabalhar seja na empresa ou na Microsoft.
As declarações de Nadella parecem confirmar que Altman ainda se encontra numa situação “temporária”, onde existe a possibilidade de o mesmo voltar para a OpenAI – algo que tinha surgido também em rumores nas últimas horas antes da entrevista. A sua posição na Microsoft não se encontra inteiramente “fixa”, caso se decida que Altman pode voltar ao cargo de CEO da OpenAI.
Ao mesmo tempo, Nadella deixou claro que pretenderia ver algumas mudanças a nível do sistema de administração da OpenAI no futuro, possivelmente depois da areia assentar sobre a presente situação. A OpenAI é atualmente gerida por um conselho de administração sem fins lucrativos, e os investidores – de onde a Microsoft se inclui – não possuem qualquer voto nas decisões da empresa, como é o caso do despedimento de Altman.
Nadella deixa claro que é necessário existir algumas mudanças na forma como a empresa é gerida, e que isso deve ser conseguido com a comunicação entre todas as partes envolvidas.
Não será errado dizer que a situação com a OpenAI tem vindo a ser uma verdadeira montanha russa, cheia de novidades, rumores e informações a surgirem praticamente a toda a hora. Mas parece que a situação ainda se encontra longe de estar inteiramente resolvida.