Chrome e Edge testam funcionalidade para guardar frames de vídeos
Brevemente, tanto o Google Chrome como o Microsoft Edge terão uma nova funcionalidade focada nos vídeos, que vai permitir aos utilizadores rapidamente realizarem a captura de imagens dos mesmos. A nova funcionalidade pode ser útil para capturar rapidamente imagens fixas dos vídeos em qualquer site, e guardar no formato pretendido pelos utilizadores.
Esta nova funcionalidade “Guardar frame de vídeo como” vai encontrar-se disponível em futuras versões do Chrome e do Edge, surgindo o menu de contexto do navegador. Quando o utilizador carrega num vídeo, surge a nova opção para rapidamente realizar a captura da imagem fixa que se encontra a ser apresentada. Esta opção permite que os utilizadores guardem o frame em diferentes formatos de imagem.
De momento, a novidade encontra-se ainda em testes, surgindo apenas para utilizadores do Chrome Canary e Edge Canary. A mesma funciona em praticamente qualquer site que tenha um conteúdo em vídeo, incluindo também no YouTube.
Esta novidade apenas é possível graças a recentes alterações no código do Chromium, que permitem realizar a captura dos frames na resolução exata dos vídeos que os utilizadores estejam a reproduzir. Faz alguns meses que a funcionalidade encontrava-se disponível para o formato de copiar o frame para a área de transferência, portanto fará sentido que seja integrada a opção também de guardar o frame como uma imagem diretamente – tornando o processo consideravelmente mais rápido e eficiente para os utilizadores, que deixam de ter de copiar primeiro a imagem para um editor de fotos ou similar.