Google pagou 8 mil milhões de dólares para se manter nos dispositivos da Samsung
Recentemente ficou a conhecer-se que a Google terá pago uma grande quantidade de dinheiro para a Apple, como forma desta se manter como o motor de pesquisa dentro dos sistemas da empresa. No entanto, a mesma medida terá sido realizada também com a Samsung, na ideia da entidade continuar a ser o motor de pesquisa padrão dentro dos dispositivos Galaxy.
De acordo com a Bloomberg, a Google terá pago elevadas quantias de dinheiro para manter a Google como o motor de pesquisa padrão dentro dos dispositivos da Samsung, juntamente com algumas das aplicações da empresa. Os documentos revelados no caso ativo nos tribunais dos EUA contra a Google referem que a empresa terá pago 8 mil milhões de dólares, pelo período de quatro anos, para manter o Assistente da Google, Play Store e a pesquisa da Google como padrões dos dispositivos da Samsung. O acordo encontra-se englobado tanto para smartphones como também para os tablets dentro da linha Galaxy Tab, que tenham como base o sistema Android.
Com estes pagamentos, a Google pretendia evitar que a Samsung colocasse as suas próprias ofertas, como a Bixby e Galaxy Store, como os padrões dos seus dispositivos, dando menos destaque para as soluções da Google. De notar que, apesar de as aplicações e serviços da Google estarem instalados nos dispositivos da Samsung por padrão, os utilizadores não são obrigados a usar os mesmos, sendo que podem optar pelas alternativas.
No caso que se encontra ativo nos tribunais contra a Epic Games, um executivo da Google terá referido que este acordo foi criado para evitar que serviços concorrentes fossem implementados no sistema. Atualmente, os dispositivos da Samsung correspondem a pouco mais de metade das receitas da Play Store, portanto a ideia seria evitar que a empresa pudesse usar as suas próprias plataformas, prejudicando as ofertas da Google.