HarmonyOS deve continuar a suportar apps do Android no mercado global
A Huawei continua a trabalhar para desenvolver o seu HarmonyOS Next, a próxima versão do sistema operativo dedicado da empresa. Entre as novidades desta nova versão encontra-se o facto da mesma não suportar diretamente aplicações do Android.
O sistema encontra-se desenvolvido de raiz para os utilizadores na China, e conta com algumas mudanças que fazem com que as tradicionais aplicações Android não funcionem no mesmo. No entanto, a medida não será igual para todos os locais onde o sistema venha a ser disponibilizado.
De acordo com recentes declarações da empresa, o HarmonyOS Next efetivamente não vai contar com suporte para apps regulares do Android, mas isso apenas irá acontecer no seu mercado mãe, a China. Para os dispositivos que se encontrem em outros países, a empresa deverá continuar a fornecer a EMUI, que vai permitir a instalação das apps do Android tal como na atualidade.
É importante relembrar que, desde as sanções aplicadas pelos EUA, a Huawei encontra-se impedida de usar os Serviços da Google nos seus dispositivos, o que também impede o uso da Play Store da empresa.
Possivelmente a medida não deverá afetar os utilizadores na China, tendo em conta que a Play Store encontra-se bloqueada no pais faz vários anos.
Ao mesmo tempo, a Huawei também afirma que vai expandir a sua oferta para os programadores a nível global, de forma a terem meios para disponibilizar as suas aplicações no máximo de dispositivos possíveis.
No entanto, para já a Huawei não deixa detalhes sobre se a base da EMUI será o Android ou irá adotar o HarmonyOS mas com uma versão modificada para o mercado global. Atualmente a EMUI é a principal versão do sistema da empresa disponível para smartphones e tablets da mesma vendidos fora da China.