OpenAI pode voltar a contratar Sam Altman para CEO

OpenAI pode voltar a contratar Sam Altman para CEO

No final desta semana, Sam Altman terá sido despedido da OpenAI, numa medida algo inesperada, e que surge derivado da votação do conselho de administração da entidade. Altman foi a cada da OpenAI durante bastante tempo, e depois da saída, vários outros executivos da empresa também começaram a anunciar as suas demissões.

No entanto, agora surgem novas indicações de que a OpenAI pode estar a considerar a possibilidade de contratar novamente Altman. De acordo com o portal The Verge, fontes próximas da empresa terão indicado que a administração encontra-se a ponderar a reentrada de Altman para o cargo em que foi despedido – uma medida que seria consideravelmente estranha de se realizar, ainda mais depois de todas as ações feitas no final da semana.

Na altura, o conselho de administração da OpenAI indicava que Altman não seria o melhor candidato para o cargo de CEO derivado da sua falta de competência na comunicação e no exercício das suas atividades. Pouco depois da sua saída ter sido confirmada, Greg Brockman, outro cofundador da OpenAI, também apresentava a sua demissão.

Desde a sua saída, vários rumores sobre os motivos concretos para Altman ter saído da empresa foram colocados em cima da mesa, desde rumores que este não pretendia seguir as linhas éticas da OpenAI sobre IA, a várias outras ideias. Obviamente, uma confirmação oficial das mesmas, para além do que foi referido no comunicado oficial da OpenAI, não foi indicado.

Ao mesmo tempo, esta decisão aparenta ter surgido sem qualquer justificação até mesmo para parceiros de longa data da OpenAI, como a Microsoft. A empresa terá sido apanhada desprevenida sobre a decisão de despedir Altman, e algumas fontes apontam que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, terá ficado “furioso” quando descobriu tal atitude.