Sam Altman alegadamente não deve voltar como CEO da OpenAI
O fim de semana foi cheio de novidades para a OpenAI, depois de, subitamente, Sam Altman ter sido despedido do cargo de CEO da empresa. O conselho de administração da OpenAI teria despedido Altman pela sua falta de experiência e comunicação necessário para a liderança da entidade.
No entanto, durante o fim de semana, algumas fontes indicavam que o mesmo conselho de administração estaria alegadamente a tentar voltar a contratar Altman, depois de todas as críticas deixadas contra a empresa sob a medida. No entanto, parece que esta ideia acaba agora de ser deixada de lado, com a OpenAI a definir um novo CEO interino.
As mais recentes indicações apontam que Emmett Shear, ex-CEO da Twitch, terá sido selecionado para o cargo de CEO interino da OpenAI. Este irá substituir Mira Murati, que esteve como CEO interino por dois dias depois da saída de Altman.
Esta é mais uma fase confusa da transição de Altman da empresa, que saiu subitamente da mesma – algo que muitas fontes acreditavam que não estava nos planos até de forma recente. Pouco depois de Altman ter sido despedido do cargo, o presidente da OpenAI, Greg Brockman, também apresentava a sua carta de demissão.
Algumas fontes indicam que o facto de Altman pretender que a empresa fosse rentável rapidamente estaria a causar problemas no conselho de administração, com a ideia de lançar a sua IA generativa demasiado rápido.
No entanto, a decisão de despedir Altman terá sido realizada de forma súbita, sendo que alguns dos maiores investidores da OpenAI, incluindo a Microsoft, apenas foram alertados para tal alguns momentos antes da decisão ter sido tomada.
Na X, Altman publicou recentemente uma foto onde se apresenta com um cartão de visitante da OpenAI, indicando que seria a primeira e última vez a usar o mesmo. Com esta ideia, será improvável que Altman volte para a empresa, embora as medidas ainda estejam a ser traçadas nesta história confusa.