Samsung Internet para Windows desaponta no desempenho
Recentemente a Samsung lançou o seu próprio navegador para o Windows, através da Microsoft Store. Este lançamento foi feito de forma algo silenciosa – tanto que a empresa não deixou comentários diretos para o lançamento, e até mesmo a listagem na loja da Microsoft parece ainda encontrar-se incompleta.
No entanto, trata-se de um lançamento, e como tal, é algo que a empresa necessita de lidar. O Samsung Internet para Windows encontra-se disponível tanto para Windows 10 como para o Windows 11, e permite aos utilizadores integrarem o navegador da empresa nos seus sistemas.
Um dos fotos deste navegador será a sua integração com o Samsung Internet em dispositivos móveis, que para quem use o navegador nos seus smartphones e tablets poderá ser bem vinda a integração também no Windows.
No entanto, para já, os testes não demonstram que o navegador seja a melhor escolha para a grande maioria.
Segundo verificamos, o navegador parece encontrar-se meio em “desenvolvimento”. Existem partes do mesmo que não funcionam, ou apresentam erros, e o desempenho ainda se encontra consideravelmente abaixo do que é verificado com alternativas como o Chrome.
Um dos grandes benefícios de usar o Samsung Internet encontra-se no facto deste possuir um desempenho superior ao Chrome no Android, além de integrar algumas melhorias e extras importantes – como o bloqueador de publicidade.
No entanto, a versão do Windows parece encontrar-se algo “incompleta”.
Para começar, quando os utilizadores abrem o navegador pela primeira vez, este apresenta um ecrã inicial no que aparenta ser coreano – independentemente do idioma em que o sistema se encontre.
Isto não será uma boa experiência para os utilizadores que começam a usar o mesmo.
Além disso, o navegador ainda falha em algumas áreas, como na sincronização de conteúdos. Apesar de existir a sincronização de itens como os favoritos, alguns conteúdos, como as senhas, não são diretamente sincronizadas entre os dispositivos.
É possível que este problema venha a ser corrigido no futuro, conforme as funcionalidades do navegador venham também a ser melhoradas.
No entanto, algo que se encontra drasticamente em falta é a otimização. O navegador Samsung Internet possui um desempenho consideravelmente lento, com as páginas a carregarem de forma relativamente lenta – sobretudo quando existe publicidade envolvida.
A própria navegação dentro das páginas encontra-se relativamente pouco fluida. Os utilizadores em ecrãs de elevadas taxas de atualização podem verificar que a fluidez na navegação é consideravelmente abaixo do que seria esperado – existe o conhecido “corte” das páginas durante o arrastar das mesmas, e até simples tarefas como mover uma aba são lentas.
É possível que estes problemas de desempenho estejam relacionados com o facto do navegador não aparentar ter aceleração de hardware, que deveria usar o GPU para algumas tarefas do mesmo – algo que o Chrome e derivados usam.
Com isto, ainda existe algum trabalho a ser feito. Mas é importante relembrar que esta trata-se apenas da primeira versão do navegador, e é possível que os problemas sejam, em parte, resolvidos no futuro. A Samsung parece focada em trazer o navegador para o Windows, portanto melhorias devem ser feitas nas próximas semanas.