Sony pode ter de pagar 7.9 mil milhões de dólares devido à PlayStation Store
A Sony pode estar prestes a enfrentar uma coima que, caso seja aplicada, poderá ditar uma mudança na empresa.
As autoridades de Londres encontram-se a acusar a Sony de abuso de posição com a PS Store. Em causa encontra-se a forma como a empresa estaria a abusar da sua posição dominante no mercado, oferecendo preços injustos para os clientes finais.
Caso se venha a declarar como culpada, a Sony pode ter de pagar uma multa que atinge os 7.9 mil milhões de dólares.
O caso remota ao ano passado, quando a Sony foi alvo de uma ação movida por mais de 9 milhões de jogadores no Reino Unido, relativamente à compra de jogos digitais via a PlayStation Store. Segundo revela a Reuters, a advogada responsável pelo caso, Alex Neil, encontra-se a requerer à Sony mais de 6.23 mil milhões de dólares em indemnizações – incluindo ainda juros e outros valores para os seus clientes.
Em causa encontra-se o abuso de posição do mercado pela Sony com a PlayStation Store, forçando os consumidores a comprarem os títulos apenas pela sua plataforma – juntamente com conteúdos DLC. Ao mesmo tempo, a empresa também obriga os criadores desses jogos a fornecerem os conteúdos pela sua própria loja, onde existe uma comissão de 30% sobre as compras feitas.
Em resposta da acusação, a Sony afirma que o caso “não possui mérito”, tendo pedido o arquivamento. No entanto, o tribunal responsável pelo mesmo em Londres procedeu com o mesmo, e deve agora ser analisado em maior extensão, com ambas as partes a deixarem as suas indicações.
Se a Sony for considerada culpada deste caso, pode ter de pagar quase 7.9 mil milhões de dólares em indemnizações, marcando um duro golpe para a empresa. De relembrar que o caso ainda se encontra na sua fase inicial, e como é habitual neste género de casos, pode demorar meses ou anos para que sejam conhecidos os resultados.