Tesla prepara-se para aplicar nova “Taxa de congestionamento”

Tesla prepara-se para aplicar nova “Taxa de congestionamento”

A Tesla continua a expandir o seu sistema de carregamento para vários locais nos EUA e em diversos países. No entanto, existem situações onde pode ser complicado fornecer a energia necessária para o carregamento de todos os veículos, ainda mais quando existem também cada vez mais veículos elétricos no mercado.

A pensar nisso, a Tesla encontra-se a estabelecer uma nova “Taxa de congestionamento”, que se vai aplicar a diferentes países.

A ideia é simples: esta taxa será aplicada quando existem utilizadores que estejam a usar o sistema de carregamento nos seus veículos, de forma mais prolongada do que a necessária – ocupando um posto de carregamento de forma desnecessária, quando poderia estar a ser usado por outro utilizador.

Desta forma, com a nova taxa, quando os utilizadores se encontrem num posto de carregamento que a Tesla considere em período de congestionamento, será aplicada a taxa quando os veículos atingirem um determinado valor de carregamento.

O sistema irá emitir um alerta quando o utilizador atingir este limite, sendo que o mesmo possui cinco minutos depois para terminar o carregamento. Caso não o realize, pode ser penalizado com a taxa de congestionamento.

O valor limite do carregamento irá depender da região e altura do dia. A medida pode afetar sobretudo quem gosta de manter os veículos com a carga a 100%. No entanto, este período de carregamento extra para atingir esse valor pode ser importante para outros utilizadores.

De momento, a taxa vai começar a ser aplicada apenas nos EUA, onde a empresa irá cobrar 1 dólar por minuto acima do valor de 90% de bateria carregada.