Ubisoft coloca publicidade pop-up em jogo de Assassins Creed
Durante o dia de hoje, mesmo a meio da Black Friday, vários utilizadores do jogo Assassin’s Creed Odyssey começaram a verificar uma situação estranha no mesmo.
De acordo com os relatos partilhados no Reddit, a Ubisoft estaria a apresentar uma mensagem de publicidade dentro do jogo, que surgia quando os utilizadores tentavam aceder a terminadas áreas do mesmo.
Esta mensagem surgia nas versões para Xbox e PlayStation, oferecendo um desconto na compra do novo Assassin’s Creed Mirage – com a indicação de que seria uma oferta de Black Friday.
Como seria de esperar, rapidamente os jogadores criticaram a medida, que foi vista apenas como publicidade “in game”. A grande diferença neste caso seria o facto da publicidade surgir durante a partida – em situações onde o utilizador acedia ao mapa ou ao menu de pausa.
No entanto, de acordo com o portal The Verge, um porta-voz da Ubisoft veio agora confirmar que a mensagem se tratou de um bug, e não deveria ter surgido nestas áreas. A empresa afirma que o problema foi rapidamente corrigido depois de a entidade ter sido notificada.
A editora não revelou detalhes sobre a falha em concreto, mas tendo em conta a mensagem, claramente a empresa terá colocado no código do jogo a publicidade, para surgir especificamente nesta semana ou dia. Não se sabe exatamente onde essa mensagem deveria surgir de forma correta.
De notar que não é raro existir publicidade dentro de jogos, mas normalmente esta surge como parte de um pequeno alerta, ou até mesmo integrada dentro da experiência do jogo – como publicidade em cartazes num jogo de mundo aberto. Raramente um título deste género aplica publicidade de ecrã completo, ainda mais quando se trata de um jogo disponível por mais de 60 euros.