Valve revela nova Steam Deck com ecrã OLED e melhorias na bateria
A Valve acaba de confirmar uma nova versão da sua consola portátil da Steam Deck, que chega com algumas novidades interessantes para quem esteja a pensar comprar o modelo. A nova versão chega agora com um ecrã OLED, que não apenas promete melhorias a nível da qualidade de imagem, mas também de bateria – e junta-se ainda outras mudanças.
De acordo com a empresa, a nova Steam Deck OLED vai encontrar-se disponível nas variantes de 512 GB e 1 TB de armazenamento. O ecrã de 7.4 polegadas conta com uma taxa de atualização de 90 Hz, mas a mesma resolução de 1280×800. O tamanho do dispositivo mantem-se o mesmo, mas a empresa afirma que conseguiu reduzir o peso em 5% comparativamente aos modelos LCD.
Outro ponto de melhoria encontra-se a nível da bateria, onde a Valve conseguiu integrar uma bateria de 50 Whr dentro do modelo OLED (mais 10 Whr que o modelo tradicional). Junta-se ainda uma APU mais eficiente da AMD, que deve aumentar a autonomia em geral. A Valve afirma que os utilizadores podem esperar entre 30 a 50% mais de capacidade da bateria com os novos modelos, graças a estas melhorias.
A Steam Deck OLED vai encontrar-se disponível por 569 euros para o modelo de 512 GB, ou 679 euros para o modelo de 1TB. A empresa encontra-se ainda a lançar uma versão especial da consola, por tempo limitado, que conta com uma estrutura meio translucida e detalhes vermelhos na zona dos controlos. No entanto, este modelo apenas se encontra disponível para utilizadores nos EUA e Canadá.
A nova versão vai encontrar-se disponível a partir de 16 de Novembro, com as pré-vendas a começarem um pouco antes.
Ao mesmo tempo, espera-se que este novo modelo venha a ser o destaque da empresa daqui em diante, com os modelos LCD a serem lentamente desfasados – ainda se encontra disponível a variante de 256 GB da Steam Deck LCD, mais barata, para quem pretenda um modelo de entrada. E igualmente os restantes modelos devem manter-se disponíveis, mas apenas enquanto o stock durar, e certamente não será o foco de vendas daqui em diante.