Windows 11 salta para mais de 26% de quota no mercado
Estamos a começar um novo mês, e como é habitual, são também atualizados os dados respeitantes ao uso de cada sistema operativo no mercado. Obviamente, o Windows 11 é o foco, sendo o sistema mais recente da Microsoft, e dentro do ecossistema do Windows.
De acordo com os dados da empresa StatCounter, relativos a Outubro de 2023, o Windows 11 verificou um aumento considerável de uso no mercado. Em setembro, o sistema contava com uma quota de mercado nos 23.64%, sendo que este valor sobe agora para os 26.14%.
Este aumento é certamente interessante, ainda mais tendo em conta que o crescimento do sistema encontrava-se praticamente inalterado desde Abril de 2023.
Isto parece indicar que existem mais utilizadores que estão a optar por realizar o upgrade para a mais recente versão do sistema operativo da Microsoft. Os dados mais recentes indicam também que existem cerca de 400 milhões de dispositivos ativos mundialmente com o Windows 11, valor que possivelmente será ainda maior atualmente.
Mesmo que tenha ganho quase 3% de quota no mercado, ainda assim o Windows 11 encontra-se atrás do Windows 10, que continua a liderar a tabela com 69.35%, uma perda de 2.27% face ao mês anterior.
O Windows 7, em contrapartida, encontra-se com 3.03%, uma queda de 0.3% face ao mês anterior.
Desconhece-se o motivo exato que levou a este crescimento, mas é possível que as recentes atualizações da Microsoft para o sistema possam ter ajudado a tal, nomeadamente com a Moment 4 e a 23H2 – embora ainda sejam recentes, a antecipação das mesmas pode ter levado alguns utilizadores a realizarem o upgrade antecipado.