xAI revela oficialmente o seu chatbot “Grok”
Depois do teaser para o lançamento, eis que Elon Musk confirma a chegada de “Grok”, o novo chatbot de IA da empresa xAI. Este chatbot foca-se em usar IA para responder a todas as questões que sejam colocadas.
O Grok usa como modelo informação que vai recolhendo da internet, e também de dentro da X, sendo capaz de fornecer dados atualizados em tempo real para as respostas. Além disso, de acordo com a xAI, o Grok pode ainda fornecer respostas num formato mais interativo e divertido, ao contrário de outras plataformas similares pela web. O mesmo também aceita questões que sejam mais “complicadas”, e onde normalmente outros chatbots simplesmente recusariam responder.
De momento o Grok será um chatbot focado apenas em texto, e não conta com funcionalidades de reconhecimento de imagens ou de texto. Portanto, neste requisito, encontra-se atrás de alternativas no mercado. Mas a xAI afirma que as respostas fornecidas são consideravelmente mais detalhadas e precisas do que outros modelos de IA. A empresa também sublinha que o Grok encontra-se ainda numa fase beta “bastante inicial”, portanto erros e falhas são esperados.
O Grok encontra-se baseado no modelo “Grok-1”, que segundo a xAI, foi desenvolvido em apenas quatro meses usando as tecnologias da xAI. Na realidade, a empresa afirma que usou um conjunto de técnicas para aproveitar ao máximo as capacidades de processamento dos sistemas, para otimizar o modelo, sendo que este recolheu informação de várias fontes em apenas dois meses para treino. Antes deste modelo, a empresa estaria também a desenvolver o Grok-0, o modelo base que contava com um desempenho similar ao LLaMA 2 (70B).
A xAI afirma que vai realizar várias melhorias no modelo durante os próximos meses, e que os primeiros utilizadores devem começar a poder testar o sistema em breve. Numa fase inicial, o Grok vai encontrar-se disponível apenas para um grupo restrito de utilizadores, e para quem tenha o X Premium+ dentro da plataforma social de Elon Musk.
De notar que a xAI afirma-se como uma empresa independente da X Corp, a empresa que é responsável pela X. No entanto, o modelo do Grok usa dados dos utilizadores da X, e dos conteúdos partilhados na rede, e integra-se fortemente com as contas que estão nesta plataforma.