Android 15 vai contar com funcionalidade existente na MIUI
A Google tem estado atenta a adicionar novas funcionalidades no Android, que anteriormente encontravam-se apenas em versões modificadas do sistema por algumas fabricantes. Um dos exemplos encontra-se na MIUI, onde algumas das suas funcionalidades exclusivas, com o tempo, foram sendo integradas diretamente no Android base.
Agora, de acordo com os mais recentes rumores, a Google pode estar a preparar uma novidade para o Android 15, que vai retirar a ideia diretamente do sistema da Xiaomi.
Os mais recentes rumores apontam que o Android 15 pode vir a contar com a nova funcionalidade de “Espaço Privado”, que iria permitir aos utilizadores criar um novo perfil no sistema, separado do principal, para usar aplicações dedicadas que se pretenda limitar o acesso.
Esta funcionalidade é algo que os utilizadores da MIUI devem reconhecer, visto que existe como padrão no sistema da Xiaomi. No entanto, agora iria ser integrada diretamente no Android para todos os dispositivos.
Basicamente, esta funcionalidade cria um perfil secundário no sistema, onde os utilizadores podem adicionar as suas apps separadas do perfil principal. Estas apps podem ter as suas próprias configurações, mas mais importante, contam com a proteção dedicada do Android, onde apenas podem aceder os utilizadores que saibam o código de acesso.
Desta forma, aplicações com informações sensíveis podem permanecer seguras dentro do sistema, mesmo que outra pessoa tenha acesso ao mesmo. Esta função é algo que a MIUI já permitia – bem como alguns sistemas como o da Samsung, e até mesmo o iOS da Apple – mas agora deve ser integrado de forma nativa no Android.
Para já, a informação apenas indica que a novidade deve chegar no Android 15, portanto ainda falta algum tempo até ficar acessível para todos.