Android pode brevemente indicar quando é altura de substituir a bateria
Um dos problemas dos smartphones atuais encontra-se nas baterias. Apesar da tecnologia das mesmas ter vindo a evoluir nos últimos anos, este ainda é o componente que se danifica mais rapidamente, tendo em conta que vai perdendo a capacidade de carga cada vez que se liga à corrente.
Os fabricantes têm vindo a implementar formas dos utilizadores poderem reparar os seus dispositivos e substituir as baterias, ao ponto que a União Europeia encontra-se a trabalhar numa nova legislação para tornar a remoção das mesmas algo obrigatório.
Ainda assim, saber quando se deve substituir a bateria é uma incógnita – normalmente os utilizadores apenas sabem disso quando a bateria já está no “fim de vida” e não mantém a carga como antigamente.
No entanto, o Android pode brevemente vir a receber uma forma nativa de avaliar a saúde da bateria. Atualmente, o Android já conta com funcionalidades para avaliar o estado da bateria e a sua autonomia, mas ainda é baseado em informações básicas.
De acordo com o portal Android Authority, a Google encontra-se agora a trabalhar num novo sistema, que seria integrado no Android, como forma de avaliar a “saúde” da bateria dos dispositivos.
Este sistema iria avaliar o estado de saúde da bateria, e informaria o utilizador do mesmo. A descoberta baseia-se em alguns ícones que foram recentemente descobertos no código fonte do Android 14. Os ícones descrevem três estados da saúde da bateria: um para a de capacidade reduzida por desgaste excessivo, um para a calibração da bateria e outro para capacidade de carregamento desconhecida.
O primeiro seria usado quando a bateria apresenta um desgaste elevado, e portanto, a sua capacidade de manter a carga estaria seriamente prejudicada. A de calibração surgiria quando o sistema ainda se encontra a avaliar o estado da saúde – por exemplo, em novos dispositivos ou quando o sistema tenha sido reinstalado.
Por fim, o de capacidade de bateria desconhecida poderia surgir quando a capacidade não foi corretamente analisada ou por algum erro.
Por fim, a Google encontra-se ainda a trabalhar num sistema que poderia permitir ver rapidamente quando a bateria do dispositivo foi substituída. O código fonte do sistema indica a possibilidade de este indicar se uma bateria foi substituída, se é original ou se não foi possível diferenciar a bateria original da substituída. Isto poderia permitir aos utilizadores verem rapidamente se o dispositivo sofreu alguma mudança recente.
Para já, esta informação encontra-se apenas no código fonte do Android 14 Beta, e ainda se desconhece quando irá ficar disponível para todos.