Apple garante que não existem dispositivos comprometidos com o Lockdown Mode
Durante o ano passado, a Apple lançou um novo modo de proteção, focado para utilizadores que suspeitem que os seus dispositivos tenham sido infetados com spyware ou que sejam alvo de espionagem.
O Lockdown Mode é um modo especial do sistema da Apple, que bloqueia ao máximo todos os possíveis pontos de ataque aos dispositivos. O sistema é completamente bloqueado para um estado “seguro”, de forma a que os utilizadores possam manter-se contactáveis mas sem a recolha de possíveis dados sensíveis.
Um ano depois da funcionalidade ter sido disponibilizada, a Apple agora afirma que não ocorreu nenhum ataque em dispositivos que tenham sido colocados neste modo.
De acordo com o portal TechCrunch, um engenheiro da empresa terá referido que a Apple desconhece qualquer incidente onde um dispositivo em Lockdown mode tenha sido atacado.
Isto serão certamente boas noticias para quem tenha este modo ativo. De notar que a Apple apenas recomenda que os utilizadores ativem este modo caso considerem que podem estar em risco de espionagem por terceiros, ou em situações onde a privacidade e segurança serão dos pontos mais importantes.
O modo limita algumas das funcionalidades do sistema, para garantir mais proteção para os utilizadores e para os seus dados.
Em Abril deste ano, um grupo de investigadores revelou ter descoberto que pelo menos um ativista de defesa dos direitos humanos terá impedido com sucesso um ataque ao ativar este modo no seu dispositivo. O mesmo teria o dispositivo infetado com o spyware Pegasus.
Os investigadores identificaram que o spyware terá tentado explorar uma falha zero-day – que na altura ainda era desconhecida da Apple – mas o Lockdown mode bloqueou esse ataque com sucesso.